quarta-feira, 23 de junho de 2010

ESTUDO - O JUGO QUE NOS LIBERTA

O jugo que nos liberta

Ao sairmos da escravidão de Satanás, somos livres para sermos ‘servos’ de Jesus.

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mt 11:29-30

A palavra jugo tem no dicionário alguns significados muito interessantes: junta de bois; duas lanças a pique, atravessadas de outra por baixo, da qual os romanos faziam passar os vencidos; domínio; submissão; opressão.

Quando pensamos em Jesus, e no seu imenso amor, lembramos que um dos seus objetivos aqui na terra é trazer liberdade. “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36). Mas em outro texto, em Mateus 11:29, diz: “...Tomai sobre vós o Meu jugo...” É difícil então imaginar que saímos do jugo de satanás para entrarmos no jugo de Jesus, parece incoerência, se tomarmos os últimos significados da palavra jugo. Entretanto, o próprio Jesus é quem nos diz que devemos tomar o seu jugo. Então, podemos questionar: Como pode ser isso? Eu estou saindo de um jugo para entrar em outro jugo?

Na cultura hebraica, o escravo que fosse liberto de um jugo se tornaria escravo ou servo de quem o libertou.

Hoje em dia vivemos em uma verdadeira explosão do evangelho, a qual nunca se pregou tanto a Verdade da palavra de Deus e muitos tem aceitado essa Verdade e pela Verdade tem sido libertos, “Conhecereis a verdade, e a verdade os libertará (João 8:32). Entendemos que levar outros à liberdade da palavra não é uma tarefa difícil, pois hoje estamos nos dias em que o jugo imposto por satanás tem sido cada vez mais duro e as pessoas tem andado com medo nas ruas, mesmo até dentro de casa. As pessoas estão trabalhando como escravos para, na maioria das vezes, apenas ter o que comer e comer mal. Os pais trabalham como escravos e não tem certeza nenhuma de como será o futuro dos filhos, ou se eles terão algum futuro digno.
O jugo de doenças que surgiram devido a deformidade que satanás cultivou nos homens, doenças como a Aids – que se originou nos macacos e foi passada para o homem através de relações sexuais de homens com os macacos – e todos os dias pessoas são mortas por balas perdidas nas ruas, nas escolas e até em casa, fora as manchetes de pais que matam filhos e filhos que matam pais, etc.
Isso tudo tem colocado gradualmente o homem em cadeias invisíveis do medo, da insensibilidade, do pânico, da incerteza, da crueldade, e em tantas outras formas de escravidão, fazendo com que o homem procure a qualquer preço, pelo ao menos, alguns instantes de liberdade no álcool, nas drogas, no sexo ilícito. Mas a verdade disso é cruel porque esta pseudo liberdade traz mais e mais escravidão.

Quando chegamos e oferecemos a verdade da palavra que “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”, em uma sociedade tão escravizada, sempre encontramos alguém e na maioria das vezes encontramos muitos e muitos desejando essa liberdade. Desta forma eles vem para Jesus e descobrem uma outra verdade maravilhosa: “Verdadeiramente sereis livres”. Esse termo verdadeiramente significa que se Jesus libertar uma pessoa ela não ficará escrava de quem nos libertou, porque Jesus não liberta para uma outra escravidão. Quando Ele nos liberta é para sermos plenamente livres.

Quando vemos as pesquisas divulgadas, percebemos o crescente número de pessoas que estão se convertendo ao Evangelho e isso muito nos alegra, mas não paramos para ver que o número de pessoas que deixam as outras religiões é maior do que o número de pessoas que se convertem ao Evangelho. Isso quer dizer que muitas pessoas têm sido apresentadas a Verdade de uma forma descomprometida, são livres, mas para não serem nada, nem evangélicos, nem católicos, nem mulçumanos, nem espíritas, nem nada, crêem no evangelho, mas não se entregam ao Senhor do Evangelho, e isso é possível? Sim, completamente. É só observarmos as pesquisas e veremos que o número de pessoas que se confessam dizendo que não são mais católicos, ou espíritas, é maior dos que se confessam evangélicos.

Precisamos como pastores e líderes apresentar o Reino de Deus aos nossos liderados como ele realmente é. “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Mateus 11:29-30. Foi o próprio Jesus quem disse que o Reino de Deus tem jugo e fardo. Isso mesmo, o jugo é suave e o fardo é leve, mas tem jugo e fardo.

Fomos livres por Jesus? Sim! Mas livres para quê? Toda a liberdade tem um objetivo, toda liberdade tem que ter um por quê e um para quê. Não fomos livres para voltarmos para as garras imundas de satanás, nem tão pouco fomos livres para voltarmos para fazer o nosso próprio querer. Fomos livres para Ele, para obedecermos a vontade de Jesus, enfim para vivermos para Ele e em função da Sua vontade.

Segundo o costume hebreu, um escravo quando era comprado se tornava escravo de quem o comprou, e Jesus nos comprou por preço, o preço do seu próprio sangue. Se o Filho do homem o libertou..., isso mesmo, a verdade é que Ele nos vivificou, estando nós mortos nos nossos delitos e pecados (Efésios 2:1), nós pecamos e se nós pecamos fomos nós que escolhemos ser escravos assim como depende de nós decidirmos sermos libertos e continuarmos livres ou não.

Hoje tenho visto pessoas serem libertas pelo sangue de Jesus, mas não serem instruídas, talvez por medo, talvez por piedade, que foram libertas por um propósito específico que tem que ser executado e o propósito é fazer a vontade de seu novo Senhor, libertar a outros, isso mesmo fomos libertos de um mal senhor para um Bom Senhor, fomos libertos de um jugo insuportável e um fardo pesadíssimo para um jugo suave e um fardo leve. Fomos libertos da sentença de morte para a vida eterna e isso nos dá duas escolhas:

1ª - Continuarmos cativos do jugo de satanás, privados de muitas coisas, por que é um engano de satanás pensar que por que se está no mundo pode-se fazer o que quiser, pode-se fazer o que o seu senhor (satanás) permite que se faça e no final essa falsa sensação de liberdade levará a pior das prisões a morte.
2ª - Sermos livres do jugo de satanás para o jugo de Jesus, continuaremos privados de muitas coisas todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. (1º Co 6:12) Carregarmos o fardo suave de Jesus ao final termos a herança da vida eterna.

O que você prefere? Andar na santidade que a palavra exige e no final viver eternamente ao lado de nosso Senhor, daquele que nos comprou por preço de sangue, ou continuarmos cativos nas garras de satanás e irmos, com ele, para o inferno?

Lembre-se Ele nos libertou com um objetivo que deve ser cumprido a qualquer custo, porque na verdade nossa liberdade custa à vida. Custou a vida de Jesus e custa a nossa própria vida, devemos morrer para nós mesmos para que Jesus viva em nós.

Ele não libertou para fazermos o que a nossa vontade carnal quer, Ele nos libertou para fazermos o que Ele através do seu Espírito quer para nós.

Ele não nos libertou para voltarmos a sermos escravos. Tome posse de sua liberdade e viva a vida que o Seu Novo Senhor, Jesus, deseja para você, vida plena, vida abundante, vida prospera, vida santa, vida livre, livre para libertar.

Creia você é livre para o louvor da glória de Jesus!

Deus te abençoe e prospere poderosamente.

Graça e paz,

Pr Erick e Lili Coêlho
http://www.harpaetamborim.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Que Deus te abençoe!!! Não deixe de comentar...