quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

VENCENDO O DESÂNIMO DE CADA DIA


Que a graça e paz de Cristo esteja no coração de todos aqueles que amam a JESUS CRISTO sinceramente!!!

Vamos falar de um sentimento que tem invadido o coração de muitos servos de Deus hoje em dia: DESÂNIMO.

Esse estudo é maravilhoso. Falou muito ao nosso coração!!!

Estudem, tirem suas conclusões e depois deixem seu comentário pra nós a respeito desse assunto.

Que Deus abençoe a todos!!!

VENCENDO O DESÂNIMO DE CADA DIA

Todos os dias precisamos vencer esse mal que quer assolar todos os levitas da Casa do Senhor .

“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares”. (Josué 1:7)
“No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16:33b)

Queridos, a Bíblia é maravilhosa! Nesses dias fomos levados pelo Espírito para estudar sobre a expressão "ter bom ânimo" e percebemos que ela aparece 12 vezes no Antigo Testamento (Josué 1:6, 7, 9 e 18; 10:25; 2º Samuel 10:12; 1º Crônicas 28:20; 2º Crônicas 7:10; 32:7; Esdras 10:4; Ester 5:9 e Daniel 10:19) e 9 vezes no Novo Testamento (Marcos 10:49; João 16:33; Atos 23:11; 24:10; 27:22 e 25; 2º Coríntios 5:6 e 8; e Filipenses 2:19). E, somente para Josué, Deus falou 4 vezes essa expressão (Josué 1:6, 7, 9 e 18).

Note as “coincidências”: 12 vezes a expressão aparece no Antigo Testamento – e sabemos que 12 fala do governo de Deus sobre os homens; de 12 horas para governar o dia, de 12 para governar a noite; de 12 tribos de Israel, e onde cada uma delas possuía o seu príncipe para governar seu povo, etc. Já no Novo Testamento, a expressão aparece 9 vezes, e 9 fala da plenitude do Espírito Santo, fala dos 9 dons (1º Coríntios 12:7-12). Mas em ambos os casos, ou seja, no AT e NT, o termo 'Bom ânimo' fala da plenitude de Deus para o homem.
Queridos, toda a verdade é paralela e assim como o termo 'bom ânimo' é a plenitude de Deus para o homem, o desânimo é o sentimento que satanás tentar colocar dentro de nós para nos paralisar, para nos frustrar e fazer com que o 'Bom' de Deus não se cumpra em nossas vidas. Todos somos constantemente afligidos por esse sentimento e ninguém está imune ao desânimo, até porque satanás sempre tentará paralisar não somente nos paralisar, mas também atrapalhar a obra que Deus nos confiou. Não raramente, temos notícias de líderes e liderados também, que eram poderosamente usados por Deus, mas que por um ou outro motivo esfriou na obra, ou até na fé. E essa é uma das coisas que satanás quer, ele quer nos matar sim, mas ele também quer fazer com que a obra de Deus pare, com que as vidas não conheçam a Jesus, com que as pessoas não sejam libertas, curadas e salvas. Não podemos permitir isso!

Não raras vezes, ouvimos de levitas da dança que eram pessoas extremamente usadas pelo Senhor na Sua obra, mas que hoje estão desanimados e quando perguntamos sobre o ministério deles percebemos que geralmente estão frios em relação a isso ou até mesmo decidiram por fim aos seus ministérios, e quase sempre ouvimos a celebre frase: “mas eu estou bem com o Senhor. Não estou desviado, e é isso que importa”. No entanto, eles mal percebem que era exatamente isso que satanás queria: ver a obra que Deus deu para eles para executar diminuir de intensidade, pausar ou até acabar. Está escrito que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja do Senhor (Mateus 16:18), mas somente SE a igreja do Senhor for de encontro as portas do inferno. Se a igreja não tentar arrombá-las elas continuarão de pé e sempre tentarão impedir que as vidas saiam de lá.
Agora pare e pense: Quantos ministérios ou ministros você conhece, ou conheceu, que tiveram uma expressão forte, que impactaram milhares de vidas, mas que hoje não tem mais tanta expressão assim, ou que não se ouve falar ou até mesmo não existe mais? São muitos. Deus é o mesmo e os sonhos que Ele tinha para determinada pessoa ou ministério também são os mesmos. Ele não muda, aliás nEle não há sombra de variação (Thiago 1:17). O que tem acontecido é que as pessoas que estão ou estavam à frente desses ministérios, ou mesmo que faziam parte, foram na maioria das vezes acometidas por um desânimo terrível e destruidor, e talvez esse desânimo não os matou, mas os fez parar e desistir de levar adiante a obra que Deus os confiou.

O que tem que ser feito é orar para Deus nos mostrar onde está o elemento que originou esse sentimento; se foi uma palavra, um sentimento, uma impressão errada, seja o que for, temos que combatê-lo na raiz. Eu penso que o maior exemplo na Bíblia de um líder desanimado foi Josué. Imagine! Josué foi o moço de Moisés, ele estava ao lado de seu líder em todos os momentos bons e ruins do ministério, viu milagres acontecendo, chegou a subir no Sinai com Moisés (Êxodo 24:13), quando ninguém mais foi ele estava ao lado de Moisés. E de repente, ele vê morto o líder com todo aquele referencial de homem de Deus, de operador de milagres. E Deus, então, o incumbe de levar e conduzir a missão de liderar todo o povo de Israel nos mesmos moldes do seu líder.
Deus percebe isso e não perde tempo. Confronta Josué com o que provocou o desânimo nele, e ministrou a cura. Veja isso no texto de Josué capítulo 1, primeiro Deus mesmo diz: Moisés é morto (vs. 2). Isso é confronto! Em seguida, Ele diz: levanta-te agora (vs. 2), depois Ele diz: vai fazer o que te mandei, passe o Jordão e tome posse da terra (vs. 2). Logo após Deus continua dizendo: Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés (vs. 3) e somente depois de Deus mensurar o tamanho da obra pelo qual Josué está sendo chamado é que vem a promessa: Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei (vs. 5). Mas é a partir do verso 6 que Deus implanta a plenitude dEle em Josué e, mais que isso, Deus diz a forma como ele vencerá aquele espírito que o tentava dominar: esforça-te e tem bom ânimo.
Ninguém pense que alguém estalará os dedos e o desânimo terá sumido. Ninguém pense que o Reino de Deus ou qualquer coisa relativa a ele será conquistada facilmente. Temos que fazer a nossa parte, a de nos esforçar e manter o bom ânimo sempre. Não podemos nos deixar abater pelas provocações de satanás. Ninguém se engane pensando que satanás quer apenas nos matar, Jesus nos afirma que ele veio senão para roubar, matar e destruir (João 10:10).
Roubar o ânimo e as sementes que foram plantadas por uma pessoa, matar a pessoa e destruir toda a obra que essa pessoa possa ter realizado para Deus. Em Marcos 3:27, Jesus diz que ninguém pode entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens, se primeiro não amarrar o valente; e então lhe saqueará a casa. Preste muita atenção na ordem das coisas: antes de roubar os bens de um valente irão tentar amarrá-lo e o nome dessa amarra é desânimo.
A palavra de Jesus para nós é Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16:33). Foi o próprio Jesus quem disse isso. Então, não permita que as coisas desse mundo o tire do foco, ou te faça sair – nem que seja por um milímetro – do centro da vontade do Senhor. Ele é quem te fortalece! Todas as vezes que você for assaltado pelo espírito maligno do desânimo leia todo o capítulo primeiro de Josué, muitas e muitas vezes, e repita em voz alta as promessas e cada vez que você ler creia que é Deus quem está falando ao seu coração.

Então creia, e tão somente sejamos fortes e corajosos pois todas as promessas de Deus para nossas vidas se cumprirão, pois Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprirá? (Números 23:19). Tenha bom ânimo! Deus te abençoe e prospere poderosamente.

Graça e paz,

Pr Erick e Li li Coelho
Que Deus nos abençoe!!!

“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Pois ainda em bem pouco tempo o que há de vir virá, e não tardará. Mas o meu justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas somos daqueles que crêem para a conservação da alma.” (Hebreus 10-36-39).



2 comentários:

  1. Oieeeee

    So agora vi um comentario de vcs no meu blog desculpa viw

    Muito lindo o ministerio add vcs no meu

    Bjusss

    Passe la ta atualizado

    ResponderExcluir
  2. Olá amadas,

    Deus falou profundamente em meu coração sobre este texto que vcs. postaram.

    Não creio em "coincidências", mas providencias. Pois, estava pensando o que iria postar no blog e, pensei em Josué!

    Porém, antes de postar a msg. de Josué, eu faço uma visita aos blog´s e, me deparo com este texto MARAVIHOSO.

    Em questão ministerial, as coisas tem fluido e caminhado. Mas em questão pessoal, como emprego e faculdade, tenho entrado em conflitos, por entender que, este ano, é um ano de mudanças nessas areas... ano no qual o Senhor tem falado: TENDE BOM ÂNIMO, TÃO SOMENTE ESFORÇA-TE!

    Glória a Deus por suas vidas, queridas! Deus tem N formas de falar conosco. Basta estarmos atentos para Ouvi-los.

    Bj grande amadas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Que Deus te abençoe!!! Não deixe de comentar...